Eu Maior entrevistou trinta personalidades com perfis distintos, compondo um rico mosaico de ideias e experiências relacionadas ao autoconhecimento e à busca da felicidade.
Clipes de até cinco minutos de cada entrevista foram produzidos e encontram-se disponibilizados abaixo.
Araquém Alcântara é um dos mais destacados fotógrafos em atividade no mundo, apontado pela crítica especializada como um dos precursores da fotografia de natureza no Brasil. Recebeu mais de 50 prêmios nacionais e internacionais e publicou 49 livros de fotografia. É de sua autoria o mais vendido no país, “Terra Brasil”, registro pioneiro dos parques nacionais brasileiros. Seu trabalho, presente em museus e galerias do mundo, é referência e fonte de inspiração para fotógrafos de todas as idades.
Mais informações: www.araquem.com.br.
Ari Raynsford é doutor em engenharia nuclear e mestre em engenharia mecânica pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), e engenheiro naval pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Estuda o Modelo Integral do filósofo americano Ken Wilber há 25 anos e trabalha há 15 na sua divulgação, ministrando palestras e cursos, coordenando grupos de estudo, e traduzindo artigos e livros.
Mais informações: www.ariray.com.br.
Bárbara Abramo é astróloga desde 1981, com dois livros publicados. Foi responsável pelo horóscopo diário do jornal Folha de S. Paulo por mais de 16 anos. Hoje, escreve as previsões diárias e mensais no portal UOL Estilo, além de continuar prestando atendimento astrológico. É apaixonada por astrologia antiga e mitologia grega. Acredita que a astrologia pode ser transformadora e um instrumento de autoconhecimento.
Mais informações: astral@barbarabramo.com.br.
Benjamim Rafael Taubktin é pianista, arranjador, compositor, curador e produtor musical. Mora em São Paulo, mas viaja pelo mundo levando e buscando sons, misturando o tradicional com o contemporâneo. Criou e participa de diversos grupos instrumentais, como a Orquestra Popular de Câmara , Sons de Sobrevivência, Projeto Clareira, e de diálogos com músicos da Índia, África do Sul, Coréia, entre outros. Também atua com dança, poesia e cinema. Dirige a gravadora e produtora Núcleo Contemporâneo.
Mais informações: www.nucleocontemporaneo.com.br.
Carlos Burle é surfista profissional, bicampeão mundial de ondas grandes na remada. Contribuiu para a profissionalização e a criação de novas modalidades dentro do seu esporte, como o tow-in. Seu programa de treinamento pessoal inclui exercícios de força misturados com alongamento, apnéia, yoga e meditação. Além de ser surfista de ondas grandes, Burle viaja pelo mundo em companhia da família e amigos, gerando conteúdo para seu programa televisivo no Canal OFF.
Mais informações: www.carlosburle.com.
Flávio Gikovate formou-se em psiquiatria pela USP. Atendeu mais de 9 mil pacientes ao longo de 47 anos de clínica. Foi pioneiro, no Brasil, na publicação de trabalhos sobre amor e sexualidade, com dezenas de livros lançados. Em muitos deles, ressaltou a diferença entre individualismo e egoísmo, e defendeu a tese de que somente um amor pautado por afinidades (ao invés de necessidades) seria capaz de atender aos anseios individuais característicos do século XXI. Faleceu em outubro de 2016.
Mais informações: www.flaviogikovate.com.br.
Gloria Arieira é mestra em Vedanta e Sânscrito. Estudou com Swami Dayananda em Mumbai, norte da Índia, tendo acompanhado o mestre em cursos, palestras e visitas a lugares sagrados. De volta ao Brasil, fundou a Vidya Mandir, instituição sem fins lucrativos dedicada ao ensino de Vedanta e Sânscrito. Vedanta é uma tradição de conhecimento indiana transmitida de mestre a discípulo num fluxo perene desde tempos imemoriais. Seus textos foram escritos em Sânscrito, e têm como foco principal o autoconhecimento.
Mais informações: www.vidyamandir.org.br.
Greta Silveira nasceu Erasmo Silveira Neto numa família de classe média. Em suas próprias palavras, foi uma criança comum e feliz. Adolescente, descobriu-se transsexual. Abandonou a faculdade de letras, mas não o gosto por viajar e conhecer o mundo. Como Greta Star, atriz transformista, fez shows nas principais boates LGBT do Brasil, apresentando-se também na Europa, Ásia e Estados Unidos. Portadora do vírus HIV assumida e consciente, continua atuando profissionalmente em shows e fazendo maquiagem.
Kaká Werá Jecupé é índio de origem tapuia, escritor, ambientalista, conferencista e terapeuta social. Fundou e preside o Instituto Arapoty, organização voltada para a difusão dos valores sagrados e éticos da cultura indígena brasileira. Já viajou e palestrou em diversos países, entre eles Inglaterra, Estados Unidos, Israel, Índia, Escócia, México e França, levando consigo a sabedoria dos povos ancestrais do Brasil.
Laís Bodanzky já dirigiu 2 peças de teatro, mas é mais conhecida como diretora e roteirista de cinema. Seus 3 longas-metragens de ficção foram bem recebidos tanto pelo público como pela crítica: Bicho de Sete Cabeças (2001), Chega de Saudade (2008) e As Melhores Coisas do Mundo (2010). Também dirigiu documentários, como “A Guerra dos Paulistas” (2002) e Mulheres Olímpicas (2013). Em 2015 dirigiu dois episódios da série PSI para a HBO e em agosto de 2017 lançou seu quarto longa-metragem, “Como Nossos Pais”.
Mais informações: www.buritifilmes.com.br.
Leonardo Boff é um dos principais expoentes da Teologia da Libertação. Foi perseguido pelo Vaticano até renunciar às suas atividades de frade franciscano, em 1992. É autor de mais de 60 livros nas áreas de Teologia, Espiritualidade, Filosofia e Antropologia. Conferencista dos mais requisitados, recebeu vários prêmios por sua luta em favor dos direitos humanos e do meio-ambiente, incluindo o Right Livelihood Award (2001). (Leonardo Boff participa do documentário Eu Maior, mas não do livro.)
Mais informações: leonardoboff.wordpress.com.
Letícia Sabatella é atriz. Desde 1990, quando despontou na televisão com a série “Os Homens Querem Paz”, atua em novelas, mini-séries, filmes, peças de teatro e até mesmo óperas. Seu ativismo político surgiu cedo na vida e foi reforçado pela companhia de pessoas como Frei Betto, Herbert de Souza e Leonardo Boff, que lhe mostraram a importância de usar o seu talento e a sua fama para transformar a realidade do mundo. É presença constante em fóruns, levantando a voz em defesa dos direitos humanos e do meio ambiente.
Marcelo Gleiser é professor de física e astronomia no Dartmouth College (EUA). Sua paixão pela ciência e a capacidade de explicar questões complexas de forma acessível para o público são características marcantes dos livros que já escreveu – dois dos quais receberam o Prêmio Jabuti. As séries “Poeira das Estrelas” e “Mundos Invisíveis”, que apresentou no programa Fantástico, trouxeram novamente a marca de um cientista ávido por compreender de onde viemos, e como tudo começou. Desde 2007 é membro da Academia Brasileira de Filosofia.
Marcelo Yuka é músico, compositor, poeta, pintor, palestrante e ativista social. Em 2000 foi baleado em um assalto e ficou paraplégico. Desde então, vem passando por um longo processo de transformação física, mental e espiritual. Paralelamente à carreira artística – e ao ativismo pela transformação social – Yuka desenvolveu grande interesse pelo autoconhecimento, vivenciado não só por meio da sua arte, mas do ativismo social, do yoga e da meditação.
Mais informações: www.marceloyuka.com.br.
Márcio Libar, ator, é um dos mais influentes palhaços em atuação no Brasil. Nos anos 1990 criou o evento “Anjos do Picadeiro: Encontro Internacional de Palhaços”, que por quase duas décadas lhe permitiu ter contato com mestres da palhaçaria de todo o mundo. Em 2006 ganhou o Prêmio Especial Cirque du Soleil e Nariz de Prata no Festival de Circo de Montecarlo. Ministra cursos de preparação de atores e não-atores, como a oficina “A Nobre Arte do Palhaço”, inspirada no livro que escreveu em 2008, e que tornou-se uma verdadeira filosofia de vida.
Mais informações: marciolibar.wordpress.com.
Marina Silva é professora, ambientalista e política. Formada em história, tem especialização em psicopedagogia e teoria psicanalítica. Em quase 30 anos de vida pública, ganhou reconhecimento dentro e fora do país pela defesa do meio ambiente, das comunidades tradicionais, e do desenvolvimento sustentável com justiça socioambiental. É fundadora e porta-voz do partido Rede Sustentabilidade, e atua também como professora associada da Fundação Dom Cabral.
Mais informações: www.marinasilva.org.br.
Mario Sergio Cortella é filósofo e escritor, com doutorado em educação pela PUC-SP, da qual é professor titular e na qual atuou por 35 anos nas áreas de educação e ciências da religião. Foi secretário municipal de Educação de São Paulo (1991-1992). Autor de mais de 30 livros, entre eles “Qual É a Tua Obra?” (Vozes) e “Por Que Fazemos o que Fazemos?” (Planeta), também atua como comentarista de rádio e televisão.
Monja Coen Roshi é missionária oficial da tradição Soto Shu do Zen Budismo e primaz fundadora da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil, com sede em São Paulo. Participa de diversas atividades públicas, inclusive encontros interreligiosos, buscando promover o princípio da não violência ativa e da cultura de paz. É a autora dos livros “Viva Zen”, “Sempre Zen”, “Palavras do Darma”, “A Sabedoria da Transformação”, “108 Contos e Parábolas Orientais” e “O Monge e o Touro”.
Mais informações: www.monjacoen.com.br e www.zendobrasil.org.br.
Paulo de Tarso Ricieri de Lima é médico, mestre em medicina pela FMUSP, e fellow do Centro de Medicina Integrativa da Universidade do Arizona (EUA). Em 2009 lançou o livro “Medicina Integrativa – a Cura pelo Equilíbrio”. Coordena o curso de pós-graduação em Bases da Medicina Integrativa do Instituto de Ensino e Pesquisa, vinculado ao Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). É membro do corpo clínico do HIAE.
Mais informações: www.medintegrativa.com.br.
Professor Hermógenes, nascido José Hermógenes de Andrade Filho, foi filósofo, poeta, escritor e terapeuta. Também foi o mais respeitado professor e divulgador de Hatha Yoga no Brasil. Na década de 1960, após superar sérios problemas de saúde com o auxílio do Yoga, escreveu o livro “Autoperfeição com Hatha Yoga”, ainda hoje seu maior sucesso editorial. A esse livro seguiram-se outros 30, além da tradução de seis volumes de cunho filosófico e espiritualista. Faleceu em março de 2015.
Mais informações: www.institutohermogenes.com.br .
Ricardo Lindemann é doutorando em ciência da religião pela UFJF com tese em filosofia do Yoga, mestre em filosofia pela UnB, e engenheiro civil licenciado em filosofia pela UFRGS. É astrólogo e presidente do Sindicato dos Astrólogos de Brasília, bispo da Igreja Católica Liberal e ex-presidente da Sociedade Teosófica no Brasil. Tem dois livros publicados: A Ciência da Astrologia e as Escolas de Mistérios (3 ed.), e A Tradição-Sabedoria (5 ed.).
Mais informações: www.ricardolindemann.com.br.
Richard Simonetti é escritor que se dedica a pensar temas universais sob a ótica espírita. Possui 63 livros publicados, com tiragem superior a 2.5 milhões de exemplares. Como palestrante, já esteve em centenas de cidades, em todos os estados brasileiros e também em outros países, como Estados Unidos, França, Suíça, Itália e Portugal. É colaborador assíduo de periódicos espíritas, notadamente O Reformador, Revista Internacional do Espiritismo, e Folha Espírita.
Mais informações: www.richardsimonetti.com.br.
Roberto Crema é antropólogo, psicólogo, mestre em ciências humanas e sociais pela Universidade de Paris, e reitor da Unipaz – Universidade Internacional da Paz. Pioneiro da abordagem transdisciplinar holística, viaja pelo Brasil e pelo mundo dando cursos e proferindo palestras. É autor e coautor de mais de trinta livros, entre eles “Introdução à Visão Holística”, “Normose: A Patologia da Normalidade”, “Saúde e Plenitude” e “O Poder do Encontro”.
Mais informações: www.robertocrema.com.br e www.unipaz.org.br.
Rubem Alves foi educador, poeta, filósofo, psicanalista, cronista, ensaísta e teólogo. Sua obra –são mais de 70 títulos, traduzidos em diversos idiomas – explora a essência do ser humano, servindo de contraponto à visão do indivíduo globalizado que busca apenas satisfazer desejos, e vive além de suas necessidades. Professor emérito da Unicamp, publicou crônicas, ensaios, contos, e foi tema, ele próprio, de diversas teses, dissertações e monografias. Faleceu em 2014.
Mais informações: www.institutorubemalves.org.br.
Sônia Café é escritora. Graduada em Letras pela UFBA, foi consultora editorial da Editora Pensamento-Cultrix durante 20 anos, tornando-se uma profunda conhecedora da literatura mundial voltada para o desenvolvimento da consciência humana. Livros de sua autoria foram publicados em diversas línguas, entre eles “Meditando com os Anjos”, e “O Livro das Atitudes”. No início dos anos 1980 participou da criação da Uniluz, centro de vida espiritual e educação holística localizado em Nazaré Paulista, hoje transformado em Universidade da Luz.
Sri Prem Baba é mestre espiritual e líder humanitário, fundador do movimento Awaken Love. Trabalha para construir pontes entre a ciência e a espiritualidade, buscando a verdade e a transformação do mundo pelas práticas do amor e da compaixão. Nasceu no Brasil, onde passa alguns meses do ano em seu ashram em Nazaré Paulista. O resto do tempo ele passa no Sachcha Dham Ashram, na Índia, e em diversos centros que se desenvolveram pelo mundo em torno da sua mensagem.
Mais informações: www.sriprembaba.org.
Tatiana Clauzet é pintora autodidata, integrante de uma nova e promissora geração de artistas influenciados pelos desafios e valores sustentáveis do novo milênio. Montou seu ateliê em meio à Mata Atlântica, onde busca inspiração para desenvolver um trabalho focado na relação espiritual entre o homem e a natureza. Suas pinturas já participaram de exposições dentro e fora do Brasil, e ilustraram revistas e outros veículos de comunicação.
Mais informações: www.tatianaclauzet.pro.br.
Vanete Almeida gostava de se definir como mulher negra e sertaneja. Viveu na comunidade de Jatiúca, no semiárido pernambucano. Seu trabalho como educadora teve início na década de 1980, quando saía de casa de madrugada e percorria 30 quilômetros de carona em caminhões com um único objetivo: conscientizar as trabalhadoras rurais de seus direitos, quebrando séculos de machismo e repressão. Faleceu em 2012, deixando uma história de vida dedicada às causas sociais. Em 2009 foi agraciada com o prêmio TRIP Transformador Social.
Waldemar Falcão é músico, astrólogo e escritor. No início dos anos 70 trabalhou como ator no musical “Hair”, enveredando depois pela música popular como compositor, flautista e produtor musical. Astrólogo profissional desde 1987, desenvolve um trabalho de consultoria de amplo reconhecimento. É autor dos livros “Encontros com Médiuns Notáveis” (2005), “O Deus de Cada Um” (2008) e “Conversa sobre a Fé e a Ciência” (2011), no qual mediou uma conversa entre Frei Betto e Marcelo Gleiser.
Waldemar Niclevicz é apaixonado pelo alpinismo. Foi o primeiro brasileiro a escalar o Monte Everest (a montanha mais alta do mundo), o K2 (a segunda montanha mais alta) e os Sete Cumes (a montanha mais alta de cada continente). Segue em plena atividade, buscando novos desafios e um contato mais íntimo com a natureza e a cultura dos povos que habitam o planeta. Com determinação e disciplina, mantém vivo seu sonho de levar a bandeira brasileira ao topo das maiores montanhas do mundo.
Mais informações: www.niclevicz.com.br.